O Que é CDB | Dinheiro Que Gera Dinheiro

Foto do autor

By Rafael Stuque

Todas as pessoas que se aprofundam no estudo do mercado financeiro querem descobrir o que é CDB, pois ele acaba sendo um investimento muito comum no dia a dia dos bancos e das corretoras.

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, que representa um investimento de renda fixa e que é emitido por bancos.

Para quem está acostumado com a poupança, que rentabiliza mensalmente e que não possui prazo de vencimento, torna-se necessário estudar com mais profundidade em relação sobre o que é CDB e assim, conhecer as suas principais características.

Nesse artigo, eu vou abordar os principais pontos relacionados ao CDB, como ele funciona, quais os tipos e também sobre como investir neles.

Vamos lá.

O que é CDB?

E começando sobre o tema principal, ou seja sobre o que é CDB, ele é um instrumento de renda fixa e que é emitido pelos bancos.

Os bancos emitem CDBs com a finalidade de captar dinheiro dos investidores, em troca de uma remuneração após determinado período de tempo.

Então isso significa que um CDB é um contrato de empréstimo, no qual os investidores emprestam o seu dinheiro aos bancos e em troca, recebem o dinheiro de volta e mais os juros do período da aplicação.

Os juros da aplicação poderão variar de acordo com a espécie de CDB escolhido, podendo ser pós fixado, prefixado ou atrelado à inflação.

Além disso, a rentabilidade de um CDB, em regra, costuma ser diária. Ao aplicar o seu dinheiro em um CDB, você verá o seu investimento rentabilizando todos os dias.

Com relação a possibilidade de resgatar o dinheiro, é possível existir duas situações. A primeira é aquela onde você poderá efetuar o resgate a qualquer tempo, ou seja, é a situação de liquidez diária.

A segunda, é aquela na qual o resgate somente poderá acontecer no vencimento do CDB, ou seja, é a situação de liquidez apenas no vencimento.

Por fim, o último ponto que você precisa saber sobre o que é CDB, é que ele conta com a garantia de até R$ 250 mil pelo Fundo Garantidor de Créditos (CDB), na hipótese de liquidação (falência) do banco emissor.

Como funciona o investimento em CDB?

Eu quero te explicar sobre como funciona o CDB e quais os principais pontos que é necessário observar.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) opera como um contrato de empréstimo entre você e uma instituição financeira.

Nesse contrato, é necessário se atentar aos aspectos do emissor, da rentabilidade, do prazo e da liquidez.

1 – Emissor

Ao adquirir um CDB, você efetivamente empresta dinheiro para o banco emissor. Esse valor é o capital que você investe no título.

2 – Rentabilidade

No momento do investimento no CDB, é acordada uma taxa de rentabilidade, que pode ser pós fixada (atrelada a um índice, como a taxa Selic ou o CDI), prefixada (percentual definido no momento do investimento) ou atrelada a inflação (mistura as duas anteriores, sendo pós fixada e prefixada ao mesmo tempo).

Quem determina a rentabilidade do CDB é o próprio banco emissor e ele fará a sua oferta de acordo com taxas praticadas pelo mercado no momento da realização do investimento.

3 – Prazo de Investimento

Todo CDB tem um prazo de vencimento, que é o período no qual o seu dinheiro fica aplicado. Esse prazo pode variar de dias até anos, dependendo do tipo de CDB escolhido.

O prazo de vencimento também será determinado pelo banco emissor e você deverá escolher aquele que será capaz de construir os seus objetivos financeiros.

4 – Valor Mínimo de Investimento

O valor mínimo de investimento também é determinado pelo banco emissor, podendo ser alguns centavos ou até milhares de Reais.

Hoje é muito comum que as instituições exijam pequenas quantias para você investir nos CDBs ofertados.

5 – Liquidez

Igualmente nos outros casos, a existência ou não de liquidez será determinada pelo banco emissor.

A liquidez de um CDB pode acontecer de duas maneiras: diariamente ou apenas no vencimento.

A liquidez diária é aquela que permite que você possa resgatar o dinheiro investido (ou parte dele) a qualquer tempo.

Já a liquidez no vencimento é aquela que não permite o resgate de dinheiro, pois você somente terá acesso ao dinheiro na data de vencimento do CDB.

6 – Impostos

A tributação dos CDBs segue a mesma regra dos investimentos de renda fixa no Brasil, incidindo o IOF e o IR, sempre sobre o lucro da sua aplicação.

Imposto de Renda (IR)

  • As alíquotas do Imposto de Renda são regressivas, ou seja, diminuem conforme o tempo de permanência do investimento;
  • Para investimentos de até 6 meses, a alíquota é de 22,5%;
  • Entre 6 meses e 1 ano, a alíquota é de 20%;
  • Entre 1 e 2 anos, a alíquota é de 17,5%;
  • Para investimentos superiores a 2 anos, a alíquota é de 15%.

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

  • O IOF incide sobre o rendimento apenas para resgates realizados em menos de 30 dias. Quanto maior o tempo de permanência, menor a alíquota do IOF;
  • A alíquota máxima de IOF é de 96% para resgates realizados no primeiro dia do investimento;
  • Essa alíquota diminui gradualmente e atinge 3% no 29º dia do investimento;
  • No 30º dia esse imposto deixa de incidir e você não terá que pagar por ele.
IOF Regressivo

Quais são os tipos de CDB?

É importante compreender quais são os tipos de CDB disponíveis e assim conhecer os principais pontos sobre eles. 

Aqui estão as principais características dos tipos de CDB em termos de rentabilidade:

CDB Pós Fixado

  • Como Funciona: no CDB pós fixado, a rentabilidade está atrelada a um indicador de mercado, como a taxa Selic, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo);
  • Vantagem 1: oferece proteção contra a volatilidade das taxas de juros, pois a rentabilidade sempre é positiva;
  • Vantagem 2: caso o CDB tenha liquidez diária, ele poder ser resgatado a qualquer tempo, sem que haja interferência da marcação a mercado e assim, seu investimento nunca ter prejuízo;
  • Vantagem 3: quanto maior o prazo do CDB pós fixado, maior tende a ser a rentabilidade proporcionada;
  • Risco 1: existe o risco do conservadorismo ao investir em um CDB pós fixado, pois a sua rentabilidade conservadora pode inviabilizar a construção de alguns dos seus objetivos financeiros;
  • Risco 2: embora a rentabilidade seja sempre positiva, não é possível conhecer de antemão qual será a rentabilidade ao longo da aplicação e nem na data de vencimento.

CDB Prefixado

  • Como Funciona: no CDB prefixado, a taxa de rentabilidade é definida no momento da aplicação e permanece fixa até o vencimento da aplicação;
  • Vantagens: uma vez que a taxa é conhecida desde o início, você sempre saberá qual a rentabilidade do seu CDB no vencimento e esta rentabilidade te proporcionará juros compostos ao longo de toda a aplicação;
  • Risco 1: caso as taxas de juros no mercado subam, o seu investimento fica preso a uma taxa fixa que pode se tornar menos atrativa em comparação com as taxas vigentes 
  • Risco 2: caso as taxas de juros no mercado subam, o seu investimento fica preso a uma taxa fixa que pode ser insuficiente para te proteger da inflação naquele período;
  • Risco 3: a rentabilidade prefixada somente existirá na data de vencimento do CDB, pois ao longo da aplicação você perceberá que os valores irão variar positivamente ou negativamente em razão da marcação a mercado;
  • Risco 4: caso seu CDB prefixado tenha liquidez diária e você realize um resgate antecipado, é possível que a sua aplicação possa te proporcionar uma rentabilidade maior ou menor do aquela que foi contratada ou ainda pode te proporcionar resgatar um valor menor do que aquele que você investiu e isso acontece por força da marcação a mercado.

CDB Atrelado à Inflação

  • Como Funciona: no CDB atrelado à inflação existe a reunião das características prefixada e pós fixada ao mesmo tempo. Geralmente, possui uma parte com uma taxa fixa e outra que é atrelada a um índice inflacionário;
  • Vantagem 1: oferece um equilíbrio entre previsibilidade e possibilidade de repor a perda do poder aquisitivo decorrente da inflação;
  • Vantagem 2: ao ser carregado até o vencimento, este CDB proporciona uma rentabilidade real acima da inflação, pois todo o capital investido é corrigido pelo índice inflacionário;
  • Risco 1: você também pode ser preso a um investimento cuja taxa fixa pode ser menos atrativa do que as taxas vigentes e o seu investimento pode não ser suficiente para construir seus objetivos financeiro;
  • Risco 2: a rentabilidade atrelada à inflação somente existirá na data de vencimento do CDB, pois ao longo da aplicação você perceberá que os valores irão variar positivamente ou negativamente em razão da marcação a mercado;
  • Risco 3: caso seu CDB atrelado à inflação tenha liquidez diária e você realize um resgate antecipado, é possível que a sua aplicação possa te proporcionar uma rentabilidade maior ou menor do aquela que foi contratada ou ainda pode te proporcionar resgatar um valor menor do que aquele que você investiu e isso acontece por força da marcação a mercado.

Como investir em CDB? Passo a passo

Em relação a como investir em CDB, o passo a passo é bastante simples e existem algumas semelhanças com os investimentos em Títulos Públicos do Tesouro Direto.

De modo geral, o passo a passo sobre como investir em CDB acontece da seguinte maneira:

1 – Escolha do Banco

Você seleciona uma instituição financeira que ofereça CDBs e abre uma conta.

2 – Pesquisa e Seleção

Dentro da plataforma do banco, você deve pesquisar os CDBs disponíveis, analisar as taxas que estão sendo oferecidas, os prazos e as espécies (pós fixado, prefixado ou atrelado à inflação).

3 – Aporte Inicial

Após escolher o CDB que atende aos seus objetivos financeiros, você deve realizar um aporte inicial com o valor desejado.

Fique atento, pois existem CDBs que possuem um valor mínimo para investimento.

4 – Período de Investimento

Seu dinheiro ficará aplicado no CDB pelo prazo de vencimento do título, sendo que isso poderá variar de dias, semanas e até anos.

5 – Recebimento

No caso de um CDB com liquidez diária, você pode receber o valor investido e mais os juros a qualquer tempo, sendo que na data de vencimento do título, você recebe de volta tudo aquilo que contratou no momento da aplicação.

No caso de um CDB com liquidez apenas no vencimento, você receberá o valor aplicado e mais juros apenas na data de vencimento.

Em quaisquer dos casos, esse montante será líquido, pois o banco realizará a retenção do Imposto de Renda na fonte.

Perguntas Frequentes

O que é o CDB como funciona?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido por bancos.

Ele funciona como um empréstimo do investidor para o banco, com uma taxa de rentabilidade, que pode ser pós fixada, prefixada ou atrelada à inflação. 

Ao final do prazo estabelecido, o investidor recebe de volta o valor investido mais os juros contratados. 

Quanto rende 500 reais por mês no CDB?

O rendimento mensal de 500 reais em um investimento em CDB depende da taxa de juros acordada no momento da aplicação.

Supondo uma taxa de 1% ao mês para facilitar a explicação, o rendimento seria de 5 reais (500 * 1%), brutos. Sobre esse rendimento ainda incide o Imposto de Renda.

Quanto rende 100 reais por dia no CDB?

O rendimento diário de 100 reais em um investimento em CDB depende da taxa de juros que você contratar no momento da aplicação. 

Vamos supor uma taxa de 10% ao ano para simplificar o exemplo. 

Nesse caso, o rendimento diário seria de aproximadamente 0,027%, calculado da seguinte forma: (100 * 0,1) / 365. 

Portanto, o rendimento diário seria em torno de 0,027 reais.

É seguro investir em CDB?

Sim, é seguro investir em CDB e você deve procurar por grandes instituições financeiras.

Os grandes bancos, com sua longa história e robusto patrimônio, geralmente são considerados instituições financeiras sólidas e confiáveis.

Além disso, a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma consideração importante ao avaliar a segurança de um investimento. 

O FGC oferece uma proteção de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira em caso de falência da instituição. Essa garantia é uma camada adicional de segurança.

Conclusão

Dito tudo isso, o CDB funciona como um empréstimo ao banco emissor e você recebe uma remuneração pelo capital investido, seja ela pós fixada, prefixada ou atrelada à inflação.

A diversidade de tipos de CDB proporciona escolhas flexíveis que podem ser adaptadas à construção dos seus objetivos financeiros, te fazendo combinar uma estratégia que reúne previsibilidade e retorno.

Ao conhecer o que é CDB e quais os tipos existentes, você se torna capaz de gerenciar o seu dinheiro de maneira mais inteligente e mais adequada aos seus interesses.

CADASTRE-SE

Clique e Cadastre-se

O que você achou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.

Deixe um comentário